Como a logística se tornou a área mais importante de qualquer empresa?
Entenda como a logística se tornou a área mais importante de qualquer empresa e como ela impacta nos resultados.
A logística possui como competência as atividades de planejamento, operação, controle de materiais, serviços e informações, ou seja, necessárias à produção e administração dos produtos, atividades sistêmicas dessa movimentação da mercadoria da fábrica até o cliente final.
Grandes mudanças estão ocorrendo em relação à produtividade, resultando em exigência por profissionais que se adequem e acompanhem essa transformação. E a logística empresarial sente bastante essa mudança, já que implica principalmente na administração e controle de estoque e movimentação de produtos.
De forma bem simplificada, com a logística empresarial a empresa passa a trabalhar suas atividades de forma integrada visando a redução de custos, agregando valor aos produtos e serviços, gerando resultado positivo para a organização.
Por englobar várias atividades, a logística acaba sendo executada em locais e tempos diferentes dificultando a sua gestão, devendo ser utilizadas as relações de troca que de forma dinâmica favorecem o ambiente de negócios e os movimentos estratégicos dos outros agentes.
Essa troca entre o fornecedor e cliente deve ser estabelecida pela empresa diretrizes de ação como custo, desempenho do produto, via de distribuição, satisfação, atendimento, segurança e pós-venda para os clientes e meio de transporte, método de compras e estoque, tempo de abastecimento, falta de produto para os fornecedores.
Agora que você já entendeu a importância da logística, confira 5 dicas para que sua empresa obtenha lucros e alcance um bom desempenho:
• Rapidez – Deve focar na velocidade da resposta ao cliente, objetivando sua satisfação;
• Flexibilidade – Assuma a responsabilidade de mudar a operação quando necessária;
• Confiabilidade – O cliente deve receber os serviços na data acordada. Cumprir prazos inspira confiabilidade;
• Custos – Determine os serviços que dão lucros satisfatórios. Conheça os custos de cada produto ou serviço vendido ou prestado pela empresa;
• Qualidade – É fundamental que a empresa satisfaça as necessidades dos consumidores, seja no produto, serviço, prazo ou um serviço sob medida solicitado pelo cliente.
Para que uma empresa consiga se manter e competir no mercado faz-se necessário a utilização de ferramentas que resultem em melhor qualidade, menor custo e menor tempo de execução.
Mas, afinal, você sabe como conquistar a agilidade e a flexibilidade logística para sua empresa? Prossiga com a leitura e conheça agora mesmo as nossas dicas e como colocar em prática!
Quais os benefícios da flexibilidade e agilidade na logística?
Durante a pandemia do Covid-19, a logística sofreu modificações de suas metodologias em razão dos avanços tecnológicos, soluções, parcerias e necessidade de adaptar as novas demandas do mercado.
O público está cada vez mais exigente, o mercado mais competitivo e a logística se tornou essencial, principalmente pela facilidade de compras no e-commerce. Oferecer agilidade e flexibilidade são indispensáveis para garantir muitos benefícios à empresa, além de distanciar o risco de crises ou falência.
Tanto a flexibilidade quanto a agilidade, envolvem soluções em todos processos da empresa de forma otimizada para que o negócio funcione da melhor forma possível, adaptando a situações inesperadas que podem necessitar de produtos e serviços diferenciados.
Isso também faz com que a empresa tire vantagens competitivas atreladas a inovação, que trarão impactos positivos na agilidade de resposta, desenvolvendo serviços mais rápidos, maximização de tempo, reduz custos operacionais, aumenta a lucratividade, otimiza a gestão , mantém a confiabilidade e operações programadas.
Gostou do nosso artigo? Entre em contato e nos traga seu desafio logístico, juntos encontraremos a solução para seu trajeto.