fbpx
O que é logística flexível e quais os benefícios em usar na sua empresa

O que é logística flexível e quais os benefícios em usar na sua empresa

Agilidade e flexibilidade são duas ferramentas essenciais para garantir que uma empresa não fique para trás. Desta forma, a busca por alternativas que ofereçam esses dois pilares tem crescido a cada dia.

Mas, afinal, você sabe como conquistar a agilidade e a flexibilidade logística para sua empresa? 

Continue lendo para conhecer nossas dicas e saber como colocar em prática!

Mas antes, vale a pena dedicar um minutinho para você entender de forma clara o que significa flexibilidade.

A flexibilidade é a capacidade de uma organização investir, em curto prazo, em uma operação de adequação rápida, seja em termos do que fazer, como fazer ou quando fazer em um mercado incerto como no setor de logística e transportes.

Ela está relacionada à habilidade de gerar rapidamente versões atualizadas de produtos existentes ou novos produtos e de fornecer ampla variedade de produtos ou serviços.

Quer um exemplo?

A produção enxuta é baseada na flexibilidade logística, cuja razão é “fazer mais com menos”, ao desenhar processos enxutos e ágeis, reduz desperdícios, além de incorporar padrões simples e versáteis.

Portanto, ser flexível é buscar meios de aperfeiçoar um mercado e torná-lo atual e competitivo.

E o que na prática o mercado de transporte tem a ver com isso?

Tudo!

No serviço de transporte de mercadorias, o uso de cargas fracionadas permite o envio de mercadorias em pequenas quantidades, ocupando apenas parte do espaço de um caminhão.

Essa modalidade de operação logística surgiu para atender as necessidades das pequenas, médias e, em alguns casos, até grandes empresas que não possuem a quantidade de produtos suficientes para ocupar a capacidade total de um veículo e não conseguem arcar com o custo de um frete completo.

Agora, você deve estar se perguntando o que sua empresa ganha em usar uma logística flexível.

Que tal uma lista com 5 benefícios que vai te convencer a adotar essa prática?

 

O que você sua empresa ganhará depois de adotar a logística flexível:

 

1. A logística flexível proporciona vantagem competitiva

Em um mercado volátil, é preciso usar uma logística flexível para se adaptar às novas tendências e manter o ritmo da cadeia de suprimentos em perfeição, afetando positivamente na criação de vantagem competitiva da empresa.

Se você tem o objetivo de melhorar os seus processos ou, até mesmo, de alcançar amplitude geográfica deve estar atento aos novos concorrentes, aos lançamentos de produtos e quaisquer outras novidades que possam surgir.

As cadeias ágeis favorecem para que o processo logístico das empresas seja o mais tranquilo possível. Assim, ter um serviço qualificado e oferecer entregas flexíveis são diferenciais para esse segmento.

2. Entrega flexível e ágil

Quem trabalha diretamente com fretes sabe que o processo logístico de transporte pode ser desafiador, especialmente quando não se tem uma estratégia bem definida.

É fundamental considerar a amplitude da logística em todos os processos, subprocessos e procedimentos em uma visão de integração horizontal de uma organização.

Isso torna possível que cargas de diferentes volumes sejam enviadas tão logo que a mercadoria esteja pronta para remessa, respondendo agilmente as necessidades dos clientes, além de elevar o padrão da produtividade da frota.

3.  Redução do tempo de entrega

Um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra do cliente é o prazo de entrega da mercadoria.

A pressão por entregas rápidas é constante e a qualidade de entrega do produto, muitas vezes, é um gargalo, quando não se busca garantir uma visão ordenada de todo o processo.

Entregas atrasadas ou danificadas têm dado dor de cabeça, afinal, a entrega de mercadorias é o cartão de visitas da empresa.

Nesse caso, o frete sob demanda, para cargas fracionadas urgentes ou agendadas, permite entregar qualquer coisa em questão de horas. Tudo se torna possível com a logística sob demanda.

Simples e prático, com a carga fracionada não é preciso completar um caminhão para iniciar o transporte, fazendo com que a logística seja executada de forma mais ágil.

4.  Redução de custos

A essa altura você deve estar se perguntando se o uso da logística flexível impacta positivamente na receita da sua empresa, eu posso afirmar que sim. 

Vejamos,

Uma gestão centrada no cliente deve apostar na flexibilidade logística, com canais de distribuição rápidos e com um custo operacional reduzido.

Além de minimizar riscos de operação, elevará o potencial da empresa no mercado.

A empresa que prioriza a flexibilidade, busca fazê-lo de maneira a aumentar a produção, diluindo os custos, resultando em manutenção dos preços.

Ficou claro que quanto mais flexível for uma organização, mais são as chances de continuar operando independente das condições e circunstâncias em que está emergida.

5.  Segurança

A logística é um setor primordial para que a empresa obtenha excelência no fornecimento do produto aos seus clientes e para que possa atendê-los nos prazos e condições especificadas, deve transportar com credibilidade e segurança mantendo o alto nível de qualidade dos equipamentos e serviços prestados.

É notório que o transporte tem grande importância na qualidade dos serviços logísticos, pois impacta diretamente o tempo de entrega, a confiabilidade e a segurança dos produtos.

O resultado disso?

Versatilidade, segurança e rapidez.

Transraios é especialista em logística sob demanda

Agora, quer uma ótima notícia?

Pensando em atender as necessidades do mercado, a logística da Transraios permite que uma carga seja enviada rapidamente para o cliente através de infraestrutura e experiência que oferece.

Desde 2003 no mercado, se diferencia por sua postura flexível, contando com atendimento sob demanda e adoção do sistema de cargas fracionadas em todo o Brasil.

Quer saber mais sobre os serviços da Transraios? Acesse nosso site.

Add a Comment

Your email address will not be published.